Wilson Lima lança programa de Inteligência Artificial que promete reduzir filas em hospitais

A ferramenta  irá se comunicar diretamente com o usuário do SUS, para marcar, confirmar e remarcar consultas e exames no sistema da rede

Foto: Reprodução

O governo lançou na manhã desta segunda-feira (17), o programa Saúde Amazonas Digital, que promete reduzir as filas de atendimentos nos hospitais que realizam consultas eletivas no estado.

A ferramenta faz uso de Inteligência Artificial que se comunica diretamente com o usuário do SUS, para marcar, confirmar e remarcar consultas e exames no sistema da rede.

“É um sistema que assim que as pessoas marcarem suas consultas vão receber uma confirmação pelo WhatsApp, pelo 3190 1504. Isso não é trote, é uma ferramenta liberada pela Meta, usada pelo Google de uma plataforma montada por uma empresa do Nordeste para que a gente possa confirmar com o paciente a consulta dele”, afirma o governador Wilson Lima.

Segundo o governador, o novo sistema promete viabilizar mais de 6 mil atendimentos por mês, fazendo com que as filas avancem mais rápido e o paciente tenha uma resposta em tempo real.

“Vai funcionar assim, quando o paciente marcar a consulta ele vai receber uma mensagem de confirmação com os dados dizendo: Você confirmar essa consulta? Que mudar a data ou cancelar? E aí ele tem a opção de fazer isso. Vinte e quatro horas antes da consulta, exame ou outro procedimento, ele vai ser comunicado. Isso é importante porque nós identificamos que 60% dos pacientes que marcam acabam faltando (…) Só para se ter ideia da capacidade desse sistema, nós fazemos cerca de 600 mil atendimentos”, ressalta.

O novo sistema vem sendo planejado há cerca de 8 meses e de acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, representa uma grande revolução na área.

“Ele trabalha na comunicação com o usuário e ao mesmo tempo trabalha fazendo com que essa fila seja real, fazendo uma higienização essa fila a partir do momento que usuários que já foram atendidos em outra modalidade ou que não precisam mais do atendimento ele não fique no lugar de quem ainda precisa. Um exemplo, sem essa ferramenta nós demoraríamos cerca de 15 a 30 dias para ser notificado de que o usuário faltou uma consulta ou exame. Com essa ferramenta, vamos saber em tempo real”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *