Mandados de busca estão sendo cumpridos em Manaus, Manacapuru e no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (16)
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram a Operação ‘Creditum’ , para combater uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes fiscais na compra de carros de luxo avaliados em mais de R$ 500 mil. A ação policial ocorre na manhã desta quinta-feira (16), em uma concessionária de veículos na Zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Manaus e Manacapuru , no Amazonas, e também no estado do Rio de Janeiro. A suspeita é que tenham sido movimentados ilegalmente cerca de R$15 milhões em práticas criminosas.
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Conforme as investigações da PF, a prática fraudulenta era realizada quando uma pessoa física usava o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de uma empresa fantasma para conseguir descontos na compra do automóvel. Dessa forma os carros eram registrados no nome da empresa fantasma, que posteriormente repassava o veículo para a pessoa física.
De acordo com o órgão, participavam do esquema criminoso gerentes e funcionários de instituições financeiras e de concessionárias dos automóveis de alto padrão. Os suspeitos se aproveitavam da legislação brasileira, que prevê descontos nos impostos na aquisição de automóveis para empresas.
O nome da operação, “creditum”, vem do latim e significa “coisa confiada”. O grupo criminoso repassava veículos de luxo, obtidos mediante fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, ou seja, eram baseadas na confiança.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros. A soma das penas previstas para os delitos investigados pode alcançar até 21 anos de reclusão.