Nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (4), informou o governo do Amazonas

O ex-vereador de Manaus, Caio André (União Brasil), é o novo titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC). A informação foi confirmada pelo governo do Amazonas por meio de nota publicada no início da tarde desta terça-feira (4).
Segundo o executivo estadual, a nomeação será publicada na edição desta terça do Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
O novo secretário de Cultura do estado assume o cargo no lugar de Cândido Jeremias Neto, que comandou a pasta entre outubro de 2024 e janeiro deste ano, após o então titular, Marco Apolo Muniz, ser exonerado do cargo depois de ser filmado ao lado de membros de secretários estaduais e policiais militares em reunião suspeita de favorecer candidata à prefeitura de Parintins.
A nomeação de Caio André começou a ser especulada após ele não conseguir a reeleição como vereador nas últimas eleições municipais e ficar como primeiro suplemente do União Brasil, com 8.019 votos. Entre 2023 e 2024, o político presidiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e foi peça chave na articulação do governador Wilson Lima com a casa legislativa.
Escolha gera reações da classe artística
Desde o início das especulações quanto a escolha de Caio André para o comando da Cultura no Amazonas, em janeiro, uma ala de artistas do estado se manifestou contra o nome do novo secretário. Nas redes sociais, o grupo propagou a campanha “A cultura não é cabide de empregos”.
No último domingo (2), artistas realizaram uma manifestação pacífica pedindo pela permanência do então secretário interino, Cândido Jeremias Neto, no cargo.
Para a artista visual e presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas (Aceam), Rosa dos Anjos, a escolha de Caio André para a função é um “assassinato”.
A presidente da Aceam também afirmou que a classe deve entrar com uma ação no Ministério Público contra a permanência de Caio André na titularidade da SEC.
Perfil
Caio André é natural de Manaus e formado como bacharel em direito desde o ano de 2002. Foi conselheiro municipal de Esportes entre 2012 e 2013 e subsecretário municipal de Esportes no ano de 2014.
Na esfera estadual, atuou como assessor jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2017, e depois como Secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2019. Posteriormente, Caio André tornou-se Diretor-Presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).
Em 2020, foi eleito como vereador na cidade de Manaus com 4.666 votos.