Procedimento se torna um marco na história da medicina no interior do Amazonas
A saúde do município de Parintins começa o ano de 2025 realizando a primeira cirurgia de nefrectomia do interior do Amazonas. O procedimento foi realizado na sexta-feira (03), no encerramento da primeira jornada de cirurgias da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves.
Conduzida pelo médico Sidney Chalub, pelo urologista Alberto Figueiredo e pela equipe do Centro Cirúrgico do Hospital Jofre Cohen, a nefrectomia, que consiste na remoção total ou parcial do rim, foi necessária devido a um câncer diagnosticado em um parintinense de 55 anos. A cirurgia foi um sucesso e se torna um marco na história do avanço da medicina no interior do Amazonas.
Além da nefrectomia, a jornada de cirurgias bariátricas e de vesícula, está utilizando videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica minimante invasiva que possibilita ao paciente um pós-operatório mais rápido.
Segundo o prefeito Mateus Assayag, sua gestão chega para aprimorar e trazer novas tecnologias em saúde para o município. “Estamos trazendo avanços e as jornadas são uma forma de garantir qualidade a nossa população”, disse.
De acordo com o cirurgião Sidney Chalub, o paciente operado, se buscasse tratamento em Manaus, por exemplo, dificilmente seria operado com essa tecnologia, em 2025. “Isso prova o grande início de trabalho realizado por esta nova gestão em Parintins. Junto com o doutor Alberto Figueiredo, fizemos essa cirurgia oncológica para tratamento desse câncer renal”, avaliou.
O secretário de saúde Clerton Rodrigues destacou que a nova gestão inicia 2025 aprimorando a busca por avanços e a cirurgia de nefrectomia é prova disso. “Esse paciente ficaria meses em busca desse tratamento que nunca tinha sido realizado no interior do Amazonas. É Parintins se consolidando como referência e tecnologia em saúde”, destacou.