David Almeida inicia discurso em tom conservador em abertura dos trabalhos legislativos na CMM

Mesmo após inúmeras polêmicas envolvendo o vereador David Reis (Avante), ele assume pela segunda vez a Presidência da Casa

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início, nesta segunda-feira (10), os trabalhos da 19ª Legislatura (2025-2028). A sessão de abertura foi marcada pela leitura da Mensagem Governamental anual do prefeito de Manaus, Davi Almeida (Avante), que destacou ações e projetos prioritários para o ano de 2025, e um balanço das atividades dos últimos quatro anos.

A abertura dos trabalhos legislativos, foi realizada no plenário Adriano Jorge da CMM, localizado no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus e contou com os 41 vereadores da cidade assumindo suas funções para a nova legislatura.

Mesmo após inúmeras polêmicas envolvendo o vereador David Reis (Avante), ele assume pela segunda vez a Presidência da Casa. Segundo ele, a principal meta neste biênio (2025-2026) será fortalecer a atuação da CMM e buscar soluções para os desafios da capital.

Leitura da Mensagem

A leitura da mensagem do prefeito de Manaus, David Almeida, que simbolizaria o começo de um período de debate e produção legislativa, gerou um ar de conservadorismo na CMM.

David Almeida inicou seu discurso em um tom conservador, dirigindo-se especialmente ao público cristão, destacando valores tradicionais, reforçando a importância da fé e da moralidade na construção de uma sociedade mais justa e unida. O prefeito de Manaus ainda citou que essas pessoas se sentiam excluídas pois não estavam inseridas em programações culturais, mas que, em sua gestão, ele abraçou a “causa” e criou festejos gospeis para esse grupo.

O prefeito ainda aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso com políticas públicas alinhadas aos princípios éticos e religiosos, além de destacar os avanços e desafios da gestão municipal.

Mesa Diretora

Ao lado do presidente da CMM, David Reis, os menbros da nova Mesa Diretora, eleitos no início de janeiro deste ano, terão a responsabilidade de conduzir os trabalhos da Casa no biênio.

Além do presidente, a Mesa é composta pelos seguintes vereadores: Jander Lobato (PSD), como 1° vice-presidente; Raulzinho (MDB), como 2° vice-presidente; Eduardo Assis (Avante), como 3° vice-presidente; Professor Samuel (PSD), como secretário-geral; Everton Assis (União Brasil), como 1° secretário; Aldenor Lima (União Brasil), como  2°secretário; e Professora Jacqueline (União Brasil), como 3a secretária. Também foram eleitos Gilmar Nascimento (Avante) para o cargo de corregedor e Rosivaldo Cordovil (PSDB) como ouvidor.

Comissões

As Comissões da CMM, formadas pelos vereadores, serão definidas à medida que os trabalhos legislativos avançam. Esses grupos têm a responsabilidade de analisar projetos, debater propostas e emitir pareceres sobre temas  específicos, garantindo uma tramitação mais eficiente das matérias legislativas.

Faltosos

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, ambos do União Brasil, não compareceram ao início dos trabalhos da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na ocasião, o Governo do Amazonas foi representado pelo vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), e a Aleam foi representada pelo primeiro vice-presidente, deputado Adjunto Afonso (União Brasil).

A ausência de Wilson Lima e Roberto Cidade pode ser vista como “chumbo trocado”, tendo em vista que o prefeito de Manaus, David Almeida, e o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis, não estiveram presentes na abertura dos trabalhos da Aleam e a solenidade de posse de Roberto Cidade como presidente da assembleia.

Além disso, nos bastidores, as respectivas ausências são resquícios da guerra política travada entre o grupo político de Wilson Lima contra o grupo político de David Almeida nas eleições municipais de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *