Em 2024, um vídeo registou o suposto pagamento em dinheiro realizado nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
O promotor Hilton Serra Viana, da 79ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), instaurou um Inquérito Civil para investigar o suposto pagamento em dinheiro realizado nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) de Manaus, durante a gestão do prefeito David Almeida (Avante). A informação é do portal RDA Amazônia.
A mudança no procedimento preparatório ampliou os poderes da promotoria, permitindo investigações mais detalhadas contra servidores e ex-servidores da Prefeitura de Manaus, bem como funcionários e ex-funcionários do portal de notícias envolvidos na denúncia.
Em 2025, o orçamento destinado à Semcom para divulgação da gestão do prefeito David Almeida foi aprovado em R$ 155,8 milhões. No despacho de 20 de fevereiro, o promotor Hilton Serra Viana informou que solicitou à Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR/AM) cópias dos depoimentos do ex-secretário da SEMCOM, Israel Conte, e do proprietário do portal Abutre, Weson Oliveira dos Santos.

Também foi requisitada à Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA/AM) cópia, em formato PDF, do Contrato Social e alterações da empresa CHRONOS Comunicação Digital EIRELI.
Em resposta ao MPE-AM, a DECCOR/AM encaminhou a documentação solicitada e informou que o Inquérito Policial n° 6087/2024 foi concluído e enviado à Justiça. Contudo, o que chama atenção é o fato de que a promotora Lucíola Valois, da 91ª Promotoria de Justiça, havia solicitado o arquivamento da denúncia, após a conclusão do Inquérito Policial n° 6087/2024.
Diante dessa situação atípica, o promotor Hilton Serra Viana, ao instaurar o Inquérito Civil, solicitou explicações sobre o pedido de arquivamento feito por sua colega do MPE-AM, levantando novas questões sobre o caso.
Um vídeo que registra o pagamento suspeito de dinheiro, em espécie, para um homem que se identifica como motorista de dono de portal de notícias, foi divulgado pelo site Metrópoles, no dia 14 de março de 2024.
Nas imagens, gravadas dentro da Secretaria de Comunicação de Manaus, o homem utiliza um celular em uma das mãos para confirmar a entrega de uma sacola. De acordo com o site, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) recebeu a denúncia envolvendo o portal e a Preitura de Manaus.
Conforme as imagens, o motorista avisa à servidora da Secretaria que o atende que seria de um Portal de Notícias.
Logo em seguida, a mulher entrega uma sacola lacrada. O homem continua a filmar e se dirige a um banheiro no mesmo local. O motorista abre a sacola sobre a caixa da descarga do vaso sanitário e retira um envelope. Em seguida, retira três maços grandes de dinheiro. Após empilhar o dinheiro, o homem vira a câmera para o próprio rosto e sorri. Logo depois, a gravação é finalizada.
Veja o vídeo