Ao tomar posse nesta segunda-feira, Trump anunciou novas regras para imigrantes nos EUA
O primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil nesta sexta-feira (24). O voo deve pousar por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Ao todo, 158 pessoas estarão a bordo, segundo a Polícia Federal.
Este é segundo voo com deportados que chega a Confins neste ano; o primeiro pousou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo.
A Polícia Federal não informou a nacionalidade dos ocupantes, mas segundo o Itamarary, 88 são brasileiros.
Entre a noite de quinta (23) e a manhã desta sexta (24), a porta voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, utilizou uma rede social para anunciar que 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump.
Ela disse, ainda, que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que ela chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.
A porta-voz publicou, junto com as declarações, fotos de deportados embarcando em uma avião militar. Não há confirmação, entretanto, se trata do voo com destino ao Aeroporto de Confins.
Trata-se do primeiro voo deportados com destino ao Brasil desde a posse do novo presidente, mas há a possibilidade de que alguns deles tenham sido detidos ainda na gestão Biden, que chegou ao fim na última segunda-feira (20).