Rede de Atenção à Saúde Mental, do Governo do AM, realizou quase 100 mil atendimentos em 2024

SES-AM dispõe de unidades especializadas para assistência ambulatorial e de urgência e emergência

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, em 2024, quase 100 mil atendimentos nas suas unidades especializadas. Como parte da campanha Janeiro Branco, a SES-AM chama a atenção para a importância de cuidar da saúde mental e emocional.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta que as mudanças sociais, em todo o mundo, têm contribuído para o adoecimento mental da população. A sociedade está cada vez mais acelerada, diz ela, são muitas informações e pressão sobre os indivíduos, o que acaba levando a casos de ansiedade, estresse e depressão, entre outros transtornos. “Isso faz com que mais e mais pessoas tenham necessidade de acompanhamento profissional”, reforça.

Na campanha Janeiro Branco, segundo ela, a sociedade é convidada a refletir sobre a importância de cuidar da mente, “assim como cuidamos do corpo”, buscando acompanhamento e tratamento, quando necessário.

A secretária ressalta que o Governo do Amazonas tem investido na ampliação da oferta do serviço, garantindo melhor acolhimento para esse público. As unidades especializadas nesse atendimento, na rede pública, são: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvério Tundis, na zona norte, Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), na zona centro-oeste, e Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, localizado na estrada AM-010, km 53.

Nayara Maksoud reforça que a organização da Rede de Atenção Psicossocial tem sido uma das prioridades da gestão, com investimentos no pessoal e infraestrutura. O Cesmam, por exemplo, está passando por obra de ampliação, que vai permitir a construção de um refeitório, uma área administrativa, uma nova enfermaria e sala de observação, entre outras melhorias. A obra está sendo realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O Cesmam oferece atendimento interdisciplinar de urgência e emergência, com equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros. “É uma unidade de porta aberta, com atendimento 24h, todos os dias. No local, não é necessário agendamento prévio”, observa.

Já no CAPS Silvério Tundis há necessidade de agendamento, porque o local funciona com atendimento ambulatorial. A unidade conta com equipe multiprofissional na área de Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, entre outros.

O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz é uma casa de acolhimento com serviço de internação visando à recuperação de pessoas usuárias de drogas. O serviço inclui acompanhamento terapêutico multiprofissional, além de atividades como oficinas de artes, exercício físico e cursos profissionalizantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *