Na ocasião, a Polícia Federal foi acionada para investigar os incêndios ocorridos na região devido a um vídeo publicado por um portal da região

Dois homens, que não tiveram a identidade divulgada, foram alvo da operação ‘Escudo Verde’, deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (20), para para combater os crimes de incêndio florestal e degradação nas proximidades do muro do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), em setembro do ano passado, em Manaus.
Na ocasião, a PF foi acionada para investigar os incêndios ocorridos na região partir de um vídeo publicado pelo g1. De acordo com o órgão foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Durante a operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Ninguém foi preso.
Nas imagens, é possível ver um homem se aproximando do muro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública e de laboratórios de pesquisa. Ele despeja um produto, possivelmente inflamável, no local. Cerca de 1 minuto depois, o fogo se inicia e as chamas começam a se alastrar pela vegetação.
A PF não divulgou informações sobre o segundo suspeito, nem qual a participação dele no crime.
A direção do Inpa informou que a PF foi acionada para investigar os incêndios ocorridos em áreas de vegetação pertencentes ao instituto e em seu entorno, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Manaós (APA Manaós). Além disso, solicitou o apoio da Polícia Militar para intensificar as rondas ostensivas na região, com o objetivo de coibir atividades criminosas.
O suspeito poderá responder pelo crime de provocação de incêndio em floresta ou outras formas de vegetação e degradar floresta.
Fonte: G1 Amazonas