Contas @potus e @vp são dedicadas ao presidente e ao vice que ocupam atualmente o cargo e passaram para as mãos dos republicanos após a posse de Trump
Desde a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, na última segunda-feira (20), muitos usuários do Instagram, Facebook e X (antigo Twitter) notaram que começaram a seguir automaticamente as contas oficiais dele e de seu vice, JD Vance. O fenômeno tem gerado críticas, especialmente entre internautas do Brasil e dos Estados Unidos.
A inclusão automática nas redes sociais levanta debates sobre a privacidade e o controle dos usuários nas plataformas. Embora as empresas responsáveis pelos aplicativos ainda não tenham se manifestado, o movimento tem gerado especulações sobre possíveis mudanças na relação entre governos e redes sociais.
A prática ocorre em um contexto de maior atenção às políticas digitais do governo Trump, que já anunciou investimentos bilionários em inteligência artificial e uma reestruturação completa na administração pública, incluindo o fim do home office.